Conquistando sua CNH

19 fevereiro, 2011

Quase lá, hem? Já se matriculou, foi à Ciretran, fez as aulas teóricas, fez a prova teórica e as aulas práticas. E depois de tanto tempo ralando, chega a grande hora: a prova prática!

Treinando

Se você deu sorte e pegou um instrutor muito bom, ótimo, ele vai te ensinar exatamente o necessário para passar no exame prático. Compreenda uma coisa: saber conduzir um carro não significa saber dirigir. Agora se o seu instrutor é deveras ruim, você se matou por aulas e aulas e não aprendeu nada, é hora de pedir ajuda!

Quando eu estava prestes a fazer meu exame prático, pedi auxílio aos meus pais para treinar melhor na direção. Se possível, treine com um carro da mesma montadora do carro que você fez as aulas (que também é o carro do exame), mas se não for possível, pegue pelo menos da mesma época, para não aprender a dirigir um Volkswagem Fusca e realizar a prova em um Renault Sandero.

Todos os tópicos "aprendidos" nas aulas devem ser revistos. Desde à partida no carro ao estacionamento e baliza. Confira sempre a lista de faltas avaliadas no dia do exame para que você não mantenha nenhum daqueles vícios e que passe sem conquistar nenhum ponto.

Uma frase que auxilia muito é: o carro é uma máquina, eu devo dominá-lo, e não o contrário. Quando errar em algo, como deixar o carro morrer ou não dar seta, lembre-se do processo certo e volte na situação anterior ao erro para que seja fixada a correção na sua mente. Não perca seu tempo e dinheiro indo fazer a prova sem estar totalmente tranquilo ao sentar à frente de um volante.

Pratique paradas em subidas íngrimes e o freio em descidas, curvas acentuadas e cruzamentos. O máximo de experiência que puder adquirir durante esse treino deve ser adquirido.

A prova

A prova é direcionada de duas formas: uma parte dos candidatos a motoristas faz a prova de baliza, o restante faz a parte do percurso. Você será avaliado através destas regras, e nunca deverá ultrapassar os 3 pontos. Lembre-se: a mesma pontuação da baliza é a do percurso, ou seja, 3 pontos no percurso mais 1 na baliza é uma reprova.

  • Baliza
Fazer a baliza primeiro é um pouco pior, porque você fica até mais tarde esperando para fazer o percurso, mas há o ponto positivo de você pegar o carro uma última vez antes de ser avaliado pelo delegado. Sejamos sinceros, a baliza é ridícula. Quando eu fiz a prova, vi inúmeras pessoas reprovando na baliza de formas inimagináveis. O maior impecílio é o nervosismo: superando isso, o resto é fazer o que aprendeu. Há dois tipos de baliza: a de três e a de duas marcações. Se você aprendeu a de duas, sorte a sua, pois é muito mais simples quando a pressão da reprova bate à sua porta. A de três é um pouco mais complicada, mas é tudo questão de manter um padrão.

Concentre-se no freio e na embreagem, ande devagar. O acelerador geralmente não é necessário. Esta etapa tem duração de três minutos. Nunca, repito, nunca refaça a baliza. Se você errou, resolva lá dentro. Todos que tentam sair pra entrar melhor de novo na vaga acabam eliminados, ou por tempo, ou por erros graves como subir na calçada. E lembre-se: dê a seta sempre!
  • Percurso
O percurso é basicamente: ponto morto, banco, cinto, retrovisor, partida, seta, engatar, freio de mão, sair. Invente uma musiquinha, umas sigla, uma rima, um poema, sei lá, mas decore isso de alguma forma, pois é muito importante! Tem gente que reprova antes do carro sair e isso é muito triste.

O delegado vai entrar no carro, e você já deve se preparar para sair quando ele permitir. Não é sair "do carro", mas "com o carro", beleza? Siga as instruções de virada, parada, etc. Tome muito cuidado com locais proibidos de estacionamento, como hidrantes e guias rebaixadas, atente-se às placas e sinalizações de "Pare" e não deixe o carro sofrer solavancos. Uma outra dica importante que eu mesmo acabei errando é: freio, depois embreagem. Inverter essa ordem lhe custará 2 pontos.

Finalizando

Depois de todo esse sacrifício, você está nas mãos da autoescola para obter sua CNH. O prazo mínimo que elas dão é de 15 dias, ou duas semanas após a aprovação no exame prático. Não há necessidade de levar nenhum documento ou fazer assinatura para a Ciretran/Detran. Pegue sua CNH e seja feliz!

A nova legislação prevê uma CNH provisória de 2 anos desde 2010, então fique atento ao vencimento da sua e não sofra multas. Boa direção!

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