Aulas Práticas - CFC B

20 novembro, 2010

Olá novamente! Estou aqui para continuar falando sobre o processo de obter carta de motorista (CNH), agora sobre as aulas práticas de direção.

Era pra esse post sair antes, mas um problema com o Detran relativo ao horário de verão acabou atrasando minhas aulas noturnas e por isso estou tendo problemas para marcar minhas duas últimas, mas no geral, passarei a vocês a noção de como é uma aula prática.

Após passar na prova teórica que você realizou após o curso teórico (CFC A) na Ciretran, você vai receber sua Licença de Aprendizado de Direção Veicular (LADV) e poderá então marcar as aulas de CFC B, mais conhecidas como aulas práticas ou de direção.

As autoescolas trabalham com sistemas diferentes de marcação de aulas, mas no geral, após elas estarem marcadas, o processo é o mesmo para todos. Você terá 20 aulas de direção no total, sendo obrigatórias pelo menos 4 aulas noturnas (geralmente são 2 dias).

No dia da aula, você chegará a sua autoescola, então o seu instrtutor irá marcar a digital no leitor e depois você fará o mesmo. A aula começará a contar a partir dessa hora até a hora que você colocar o dedo lá para fechar a aula do dia. Existem também uma outra forma, conhecida como "erro", onde ao invés da digital, entra-se com o CPF, mas isso só é utilizado quando a pessoa não tem digitais reconhecíveis ou quando a autoescola usa de métodos "alternativos".

Você vai basicamente aprender duas coisas: guiar o veículo e fazer a baliza, que nada mais é que estacionar o carro dentro de um espaço fixo. A parte de guiar ou dirigir é muito simples, apesar de causar pânico em algumas pessoas. O importante é sempre seguir a ordem antes de começar:
  1. Abrir a porta, sentar.
  2. Ajeitar os retrovisores, com o central englobando todo o vidro traseiro e os laterais mostrando a parte dos faróis de trás.
  3. Colocar o cinto e verificar se todos colocaram os cintos.
  4. Apertar a embreagem e colocar o carro em ponto morto, ou colocar o câmbio neutro.
  5. Manter a embreagem pressionada e girar a chave até o motor funcionar.
  6. Soltar o freio de mão.
  7. Soltar a embreagem e ir acelerando até o carro movimentar.
Esses são os passos básicos. O resto se aprende com o instrutor na prática mesmo, não tem jeito de fugir. Na baliza o segredo é não esquecer de girar o volante nos momentos certos. Na técnica que eu aprendi, a sequência era:
  1. Avançar até o ponto frontal ficar sobre a marca 1.
  2. Volante todo para a direita (2 voltas).
  3. Marcha ré até o ponto traseiro coincidir com a marca 2.
  4. Volante todo para a esquerda (4 voltas).
  5. Ajeitar o carro lentamente para trás, então centralizar o voltante (2 voltas para direita).
Estando lá, agora é sair. Passos para sair são ainda mais simples!
  1. para ajeitar o carro para sair.
  2. Volante todo para a esquerda (2 voltas).
  3. Avançar até o carro passar a metade da vaga.
  4. Volante todo para a direita (4 voltas)
  5. Avançar até o carro estar quase ajeitado no sentido da saída.
  6. Volante centralizado (2 voltas para esquerda)
Só isso! 2 pra lá, 4 pra cá, e assim vai, não tem erro se seguir cautelosamente esses passos. Só não deixe o carro morrer!

Feitas as 20 aulas, você poderá marcar a sua prova prática (toda quinta-feira). Falarei sobre ela no próximo post.

Até mais!

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