Conquistando sua CNH

19 fevereiro, 2011

Quase lá, hem? Já se matriculou, foi à Ciretran, fez as aulas teóricas, fez a prova teórica e as aulas práticas. E depois de tanto tempo ralando, chega a grande hora: a prova prática!

Treinando

Se você deu sorte e pegou um instrutor muito bom, ótimo, ele vai te ensinar exatamente o necessário para passar no exame prático. Compreenda uma coisa: saber conduzir um carro não significa saber dirigir. Agora se o seu instrutor é deveras ruim, você se matou por aulas e aulas e não aprendeu nada, é hora de pedir ajuda!

Quando eu estava prestes a fazer meu exame prático, pedi auxílio aos meus pais para treinar melhor na direção. Se possível, treine com um carro da mesma montadora do carro que você fez as aulas (que também é o carro do exame), mas se não for possível, pegue pelo menos da mesma época, para não aprender a dirigir um Volkswagem Fusca e realizar a prova em um Renault Sandero.

Todos os tópicos "aprendidos" nas aulas devem ser revistos. Desde à partida no carro ao estacionamento e baliza. Confira sempre a lista de faltas avaliadas no dia do exame para que você não mantenha nenhum daqueles vícios e que passe sem conquistar nenhum ponto.

Uma frase que auxilia muito é: o carro é uma máquina, eu devo dominá-lo, e não o contrário. Quando errar em algo, como deixar o carro morrer ou não dar seta, lembre-se do processo certo e volte na situação anterior ao erro para que seja fixada a correção na sua mente. Não perca seu tempo e dinheiro indo fazer a prova sem estar totalmente tranquilo ao sentar à frente de um volante.

Pratique paradas em subidas íngrimes e o freio em descidas, curvas acentuadas e cruzamentos. O máximo de experiência que puder adquirir durante esse treino deve ser adquirido.

A prova

A prova é direcionada de duas formas: uma parte dos candidatos a motoristas faz a prova de baliza, o restante faz a parte do percurso. Você será avaliado através destas regras, e nunca deverá ultrapassar os 3 pontos. Lembre-se: a mesma pontuação da baliza é a do percurso, ou seja, 3 pontos no percurso mais 1 na baliza é uma reprova.

  • Baliza
Fazer a baliza primeiro é um pouco pior, porque você fica até mais tarde esperando para fazer o percurso, mas há o ponto positivo de você pegar o carro uma última vez antes de ser avaliado pelo delegado. Sejamos sinceros, a baliza é ridícula. Quando eu fiz a prova, vi inúmeras pessoas reprovando na baliza de formas inimagináveis. O maior impecílio é o nervosismo: superando isso, o resto é fazer o que aprendeu. Há dois tipos de baliza: a de três e a de duas marcações. Se você aprendeu a de duas, sorte a sua, pois é muito mais simples quando a pressão da reprova bate à sua porta. A de três é um pouco mais complicada, mas é tudo questão de manter um padrão.

Concentre-se no freio e na embreagem, ande devagar. O acelerador geralmente não é necessário. Esta etapa tem duração de três minutos. Nunca, repito, nunca refaça a baliza. Se você errou, resolva lá dentro. Todos que tentam sair pra entrar melhor de novo na vaga acabam eliminados, ou por tempo, ou por erros graves como subir na calçada. E lembre-se: dê a seta sempre!
  • Percurso
O percurso é basicamente: ponto morto, banco, cinto, retrovisor, partida, seta, engatar, freio de mão, sair. Invente uma musiquinha, umas sigla, uma rima, um poema, sei lá, mas decore isso de alguma forma, pois é muito importante! Tem gente que reprova antes do carro sair e isso é muito triste.

O delegado vai entrar no carro, e você já deve se preparar para sair quando ele permitir. Não é sair "do carro", mas "com o carro", beleza? Siga as instruções de virada, parada, etc. Tome muito cuidado com locais proibidos de estacionamento, como hidrantes e guias rebaixadas, atente-se às placas e sinalizações de "Pare" e não deixe o carro sofrer solavancos. Uma outra dica importante que eu mesmo acabei errando é: freio, depois embreagem. Inverter essa ordem lhe custará 2 pontos.

Finalizando

Depois de todo esse sacrifício, você está nas mãos da autoescola para obter sua CNH. O prazo mínimo que elas dão é de 15 dias, ou duas semanas após a aprovação no exame prático. Não há necessidade de levar nenhum documento ou fazer assinatura para a Ciretran/Detran. Pegue sua CNH e seja feliz!

A nova legislação prevê uma CNH provisória de 2 anos desde 2010, então fique atento ao vencimento da sua e não sofra multas. Boa direção!

Te ajudei? Então comenta aí! 

19 comentários:

Pati disse...

Não acredito que reprovei na baliza. Foi como vc disse, o maior impecilio é o nervosismo. Eu acho que nunca tinha ficado tão nervosa, parece que eu não sabia mais onde tava, ou há quanto tempo eu tava ali. Só sei que mal consegui começar =(

E o meu medo maior era o percurso, pq na ultima aula o carro tinha morrido algumas vezes; já na baliza eu tava indo muito bem... mas o fato do carro ter morrido no percurso da ultima aula, me deixou com medo na baliza da prova e aí ferrou tudo.

Daqui 2 semanas vou fazer o exame novamente *procurando algum jeito de ficar calma*

sorry pelo desabafo

Digo disse...

Que isso, Patrícia!

Pra mim também foi bem difícil, inclusive porque fiquei quase 3 meses sem pegar o Gol da autoescola... Treinei esse tempo com o Sandero e a hora que peguei o Gol já perdi 1 ponto por solavanco no carro.

Quando for fazer novamente, esqueça que é uma prova e faça como te ensinaram. E o mais importante: pratique fora das aulas! Autoescola é só um apoio, mas se vc não treinar por conta própria, fica muito mais difícil!

Boa sorte na próxima!

Pati disse...

Digo,

Eu fiz a prova novamente, quarta feira da semana passada, e... PASSEI! Num Gol também!

Fiz algumas aulas extras na segunda e terça feira, e no dia procurei não pensar no exame (ao contrário da outra vez), até musiquinha especialmente pra relaxar eu levei no celular pra ouvir antes hahauuha

Aí depois foi só alivio e felicidade =)

Alô Alô disse...

Alô gente,boa tarde!Achei o blog por acaso,no desespero de encontrar ajuda para me acalmar para fazer a prova de direção.Adorei as dicas e espero fazer tudo com concentração e tranquilidade,a primeira eu estava tão nervosa que reprovei antes de sair,esqueci o cinto,foi horrível!Estou com muito medo de ter uma pane novamente não sei se estou pronta para tentar de novo mas já não tenho mais grana para gastar,então seja o que Deus quizer!

Unknown disse...
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Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu reprovei na prova pratica ontem justamente na baliza por conta de nervosismo que era o que eu melhor fazia nas aulas. O percurso que estava mais nervosa fiz tudo certinho, só perdi um ponto por apoiar o pe na embreagem, mas nem no morro deixei o carro morrer... Eu não estou com a minima vontade de refazer a tal prova e ser novamente mal tratada pelos delegados e examinadores que sequer olharam na minha cara para falar bom dia, não sorriram e não foram nenhum um pouco simpaticos!! Eu sempre trato as pessoas bem e com simpatia esperando ser tratada da mesma forma e o trabalho deles não seria menos sérios se fossem um pouca mais humanos!! Não sou criminosa para me tratarem mal, não sou criança, tampouco desrespeitosa!!! Quem lhes dá tal direito de serem tão estúpidos?! Eu nunca fui tão mal atendida por alguma coisa e nunca deixei o nervosismo tomar conta de mim de tal forma. Agora vou precisar pagar a porcaria da reprova por causa de pessoas que não sabem tratar os aprendizes como seres humanos e compreender o momento de nervosismo ao qual eles mesmos nos submetem!!!
Desculpem meu desabafo, mas estou até hoje perplexa com a falta de humanidade dos delegados e examinadores e editei esse post 3 vezes para não falar abertamente tudo o que sinto e o que penso pq infelizmente posso ser vítima de um abuso de autoridade por expressar meus verdadeiros sentimentos!!

Digo disse...

Olá, Jéssica!
Sei como se sente, pois muita gente já chega "pilhada" neste dia tão tenso que é o dia da prova prática e recebe uma "calorosa" recepção dos delegados no carro... Realmente uma falta de respeito. No mínimo um bom dia ajudaria e não cairia a boca de ninguém.
Mas aproveitando que você está rumo à segunda avaliação, faça testes com seus familiares, namorado, etc! Instrutor não resolve tudo, como eu disse anteriormente, e é muito importante treinar com outras pessoas, que nos deixam mais confortáveis para aprender.
Boa sorte na próxima!

Anônimo disse...

também reprovei na baliza, estava sem o cinto e deixei o caro morrer duas vezez, nem uma aula fiz isso!

Digo disse...

Por isso que eu digo, ao entrar no carro, sempre lembrar do cinto, retrovisor, freio de mão, ponto morto etc.
Deixar morrer não acontece se você enfiar o pé na embreagem quase ele começar a tremer. Não tem erro.

Anônimo disse...

Fiquei tão nervosa na prova que ao invés de virar para a direita, virei para a esquea o volante.

Agora teno que esperar os 15 dias.

Gostei do blog, e das dicas!!!

P.S: Realmente , era uma delegada muito antipática e grosseira, da próxima vez vou ignora-la como estratégia.

Anônimo disse...

NO exame prático eu coloquei a macha do carro errado e depois bati o pneu na guia da calçada. (mas não subi na calçada).

fui reprovada!
Esta correto?

Thamara.rdssouza@r7.com

faby disse...

acho q eles deveriam levar em conta nosso nervosismo reprovei na baliza q aqui é feito antes do percurso, sendo que muitas vezes quem comete acidentes nem tem cnh. enfim rumo a segunda tentativa tomara q dessa vez eu passe.

Unknown disse...

fazer a bailza e fasil

Unknown disse...

nunca dirigi to comesando as aula agora se que consigo passar na baliza

Anônimo disse...

Reprovei no percurso pois deixei o carro morrer uma vez e o examinador me disse :assim não dá! E marcou um monte de coisa q eu não fiz na ficha.To frustrada pois fiz tudo certinho.

Anônimo disse...

Quais são os 3
pontos de referencia usado na baliza de campinas?Grato.

Unknown disse...
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Ribamar disse...
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