Era pra esse post sair antes, mas um problema com o Detran relativo ao horário de verão acabou atrasando minhas aulas noturnas e por isso estou tendo problemas para marcar minhas duas últimas, mas no geral, passarei a vocês a noção de como é uma aula prática.
Após passar na prova teórica que você realizou após o curso teórico (CFC A) na Ciretran, você vai receber sua Licença de Aprendizado de Direção Veicular (LADV) e poderá então marcar as aulas de CFC B, mais conhecidas como aulas práticas ou de direção.
As autoescolas trabalham com sistemas diferentes de marcação de aulas, mas no geral, após elas estarem marcadas, o processo é o mesmo para todos. Você terá 20 aulas de direção no total, sendo obrigatórias pelo menos 4 aulas noturnas (geralmente são 2 dias).
No dia da aula, você chegará a sua autoescola, então o seu instrtutor irá marcar a digital no leitor e depois você fará o mesmo. A aula começará a contar a partir dessa hora até a hora que você colocar o dedo lá para fechar a aula do dia. Existem também uma outra forma, conhecida como "erro", onde ao invés da digital, entra-se com o CPF, mas isso só é utilizado quando a pessoa não tem digitais reconhecíveis ou quando a autoescola usa de métodos "alternativos".
Você vai basicamente aprender duas coisas: guiar o veículo e fazer a baliza, que nada mais é que estacionar o carro dentro de um espaço fixo. A parte de guiar ou dirigir é muito simples, apesar de causar pânico em algumas pessoas. O importante é sempre seguir a ordem antes de começar:
- Abrir a porta, sentar.
- Ajeitar os retrovisores, com o central englobando todo o vidro traseiro e os laterais mostrando a parte dos faróis de trás.
- Colocar o cinto e verificar se todos colocaram os cintos.
- Apertar a embreagem e colocar o carro em ponto morto, ou colocar o câmbio neutro.
- Manter a embreagem pressionada e girar a chave até o motor funcionar.
- Soltar o freio de mão.
- Soltar a embreagem e ir acelerando até o carro movimentar.
- Avançar até o ponto frontal ficar sobre a marca 1.
- Volante todo para a direita (2 voltas).
- Marcha ré até o ponto traseiro coincidir com a marca 2.
- Volante todo para a esquerda (4 voltas).
- Ajeitar o carro lentamente para trás, então centralizar o voltante (2 voltas para direita).
- Ré para ajeitar o carro para sair.
- Volante todo para a esquerda (2 voltas).
- Avançar até o carro passar a metade da vaga.
- Volante todo para a direita (4 voltas).
- Avançar até o carro estar quase ajeitado no sentido da saída.
- Volante centralizado (2 voltas para esquerda).
Feitas as 20 aulas, você poderá marcar a sua prova prática (toda quinta-feira). Falarei sobre ela no próximo post.
Até mais!
Te ajudei? Então comenta aí!
7 comentários:
Ta sendo mais fácil do que eu imaginava. E mais gostoso também =) Só espero que eu passe de primeira né, senão, nao "terá" sido tão fácil ahuuahuha
Minha baliza é diferente, de 3 pontos... e uma volta e meia no volante.
Mas de resto, é isso mesmo.
Não vejo a hora de voltar as aulas, só uma pena que não vai ser o mesmo instrutor, espero que não atrapalhe... mas só resta 2 dias de aulas.
Parabéns pelo Blog!!
Eu dizia que se conseguisse ajudar uma pessoa com esse blog, ele já valeria a pena. Acredito ter te ajudado, então já valeu o esforço!
Obrigado pelo elogio. Recomende à quem necessitar!
Até mais!
perdir em uma prova por não ter dado a ceta para direita ao fazer a meia-embreagem,fiquei muito chateado,por esse motivo bobo ter me reprovado
Estou tirando na Nacional. Alguém conhece um instrutor prático de lá?
Fiquei sabendo que a escolha de um bom instrutor é muito importante.
Olá pessoal, gostaria de saber o lugar onde agora se faz a prova pratica em campinas antigamente era no Taquaral mas mudou. Se alguém pode ajudar agradeço. Bia
Blog perfeito!!!
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